sábado, 24 de maio de 2008

Anéis


Anel em prata esterlina com brilhante de zircônia de 2.4 quilates, lapidação quadrada, encrustado, com lateral zircônias cravejadas.





Anel conjugado com aparador em prata com brilhante de zircônia (2 quilates) de lapidação em gota e 20 zircônias encrustadas.






Belíssimo Anel em prata de lei (prata 950) com marcassitas e 15 granadas de 0.6 quilates (totalizando 9 quilates) em lapidação octogonal.



(visão lateral)





(visão frontal)





Maravilhoso anel em prata rodinada com marcassitas, cinco ametistas de 1 quilate, lapidação em gota e um brilhante de zircônia de 1 quilate, lapidação amsterdam.








Solicite uma visita de um de nossos representantes, para um atendimento personalizado ou entre em contato conosco pelo email: dargento.sc@gmail.com

Diamantes são eternos

Mas não são para todos...

O diamante é uma variação alotrópica do carbono (grafite). Sim... aquele grafite da ponta do lápis! Um tipo de cristalização produzido na natureza em condições de alta temperatura e pressão. Por isso são raros e, claro, caríssimos.

Normalmente, um cristal de diamante tem que ser lapidado como brilhante para ser utilizado em joalheria, uma vez que em seu estado natural não apresenta nenhuma propriedade óptica interessante (veja na imagem ao lado o diamante Openheimer de 253 quilates). O processo de lapidação consome cerca de 50% do tamanho da pedra mas, dependendo do corte, lapidação, cor e brilho o brilhante pode atingir valores superiores a 1500% do valor da pedra bruta.

A indústria joalheira, no entanto, vem buscando formas de substituir essas preciosidades, criando substitutos para o diamante que possam ser lapidados como brilhantes. Os cristais mais próximos em índice de refração e dispersão da luz são o carbeto de silício (silicon carbide), quimicamente conhecido como SiC, e a zircônia cúbica (cubic zircon) ou CZ, que é um óxido do zircônio (ZiO2) combinado com terras raras.

O brilhante de zircônia tem um índice de refração de 91,02% do diamante e uma dispersão luminosa 1,36 vezes maior, tornando-se o candidato mais forte a substituir o brilhante de diamante na indústria de jóias.

O preço acessível do brilhante de zircônia possibilitou, aos joalheiros, a criação de maravilhosas jóias destas gemas em prata, tornando a imortalidade dos diamantes acessível a todos.

Braceletes e pulseiras


Belíssimo bracelete de prata esterlina com ametistas de lapidação variada, design exclusivo, aprox. 70 gr.





Pulseira de topázio azul em prata com marcassitas suíças.

Colares e gargantilhas


Conjunto de gargantilha e brincos em prata 925 e granadas.










Gargantilha em prata 925, esmeraldas e marcassitas

Prata com esmeraldas

As esmeraldas e os rubis são as pedras prediletas da realeza, sendo que as esmeraldas combinam graciosamente com metais brancos como platina, ródio e prata; e com pedras preciosas como diamantes.

A esmeralda é um mineral cristalino do berílio (Be) com silicato de alumínio, de composição química Be3Al2(SiO3)6. Dificilmente se encontra a esmeralda com Esmeralda Brasileiraum grau de pureza e transparência altos, o que torna as pedras puras e transparentes mais caras. Entretanto as esmeraldas translúcidas e com impurezas naturais garantem a sua legitimidade como pedras verdadeiras, uma vez que as esmeraldas sintéticas são puras e transparentes. As esmeraldas são facilmente fabricadas em laboratório, mas uma maneira de diferenciá-las das verdadeiras esmeraldas naturais é o uso da luz ultra-violeta (luz negra). As sintéticas são luminescentes e brilham na luz ultra-violeta e as esmeraldas naturais são inertes.

As esmeraldas são lapidadas, geralmente, no formato quadrado mas podem ser lapidadas no formato oval, no formato "amsterdam" ou no formato "Peruzzi" (octogonal). Por ser, na maioria das vezes, mais translúcidas (leitosas) do que transparentes, a lapidação deve privilegiar o brilho da face lapidada em detrimento do brilho de reflexo (como no caso dos diamantes e outras pedras transparentes).

Cuidados com as esmeraldas

As esmeraldas são, entretanto, muito delicadas e requerem cuidados especiais. Em primeiro lugar, são pedras muito friáveis (moles), apresentando um grau de dureza de 7.5 a 8.0 na escala de Mohs. Em segundo, o acondicionamento em porta-jóias pode danificá-las se não estiverem separadas de outras pedras ou em compartimento individual.

A limpeza de jóias com esmeraldas deve ser feita com água morna, um mínimo de sabão e depois devem ser enxaguadas em fluxo abundande de água limpa. Ácidos (vinagre, limão etc.) e bases (soda) podem embaçar seu polimento.