sexta-feira, 26 de setembro de 2008

A marcassita

A marcassita é um mineral formado por depósito de bisulteto de ferro em fontes hidrotermais. É um mineral formado de pequenos cristais e, devido a esta sua estrutura, é altamente friável (mole) esfarelando-se com facilidade. Por isso, a marcassita não é utilizada em joalheria. Na verdade, o que se chama de marcassita é um outro mineral de mesma composição química (FeS2) chamado pirita.

Pode-se dizer que a verdadeira marcassita está para o grafite, como a pirita está para o diamante. Isto é, são cristalizações diferentes de um mesmo composto químico (formas alotrópicas). Entretanto, o nome marcassita é amplamente utilizado em joalheria para designar a pirita incrustrada em prata.

Cristais de pirita (marcassita de joalheria)

A pirita é encontrada em tonalidades escuras e metálicas do sulfeto de ferro e são muito utilizadas em jóias de prata desde o final do século XIV na Inglaterra vitoriana, quando as jóias refletiam o espírito romântico deste período.

O brilho metálico e escuro da marcassita adaptou-se bem ao modelo introspectivo do romantismo europeu. Depois de um breve período de "luminosidade" do art-nouveau, as jóias com marcassitas voltaram para ficar, combinadas com pedras preciosas.