sexta-feira, 30 de maio de 2008

A prata

Colar em prata com esmeraldas

Engana-se quem acha que prata é semi-jóia. A prata, elemento químico Ag (do latim argentum), é um metal precioso muito utilizado para confecção de jóias. Devido ao seu brilho metálico de alta refletividade pode ser usado para a criação de belíssimas jóias. A refletividade da prata é tão alta que este metal precioso é utilizado na fabricação de espelhos para equipamentos de grande precisão tais como telescópios.


Para a fabricação de jóias, a prata pode ser encontrada em diversos graus de pureza. A chamada "prata de lei", ou prata 950, contém 95% de prata e os outros 5% de liga de outros metais como cobre, alumínio e estanho. A "prata esterlina" (Sterling Silver), também conhecida como prata 925, contém 92,5% de prata e 7,5% de outros metais. As ligas de prata com outros metais, abaixo de 92,5% de prata são conhecidas como "prata baixa" e são, evidentemente, mais baratas. Dentre estas, a prata 900 é dificilmente diferenciada da prata esterlina ou da prata de lei, mas tem valor comercial mais baixo.

A adição de ligas de metais à prata, confere-lhe a dureza necessária para a indústria joalheira, uma vez que a prata pura (prata 1000) é muito maleável, mole demais e pode ser riscada ou deformada facilmente.

Correntes

A d'Argento oferece várias opções em correntes de prata 950, 925 e rodinadas em vários tamanhos e modelos.


Correntes em prata 925 modelo Bali, vários comprimentos e grossuras















Correntes italianas em prata 950, vários tamanhos.


Corrente "figaro" masculina de prata 950 italiana, cerca de 150 gr.










Corrente "grumette" masculina de prata 950 italiana, cerca de 180 gr.