quinta-feira, 25 de setembro de 2008
Lapidação de brilhantes
As pedras de diamantes e de zircônias (Cubic Zirconia ou CZ) são lapidadas para aproveitar o máximo de refletividade e brilho. A lapidação de brilhantes (nome dado a estas pedras quando lapidadas) segue vários modelos de corte e polimento das faces destes cristais. O nome brilhante, na verdade, se refere a um tipo de lapidação, especialmente de diamantes e zircônias.
A lapidação brilhante foi criada no século XVII, tinha 17 faces e era conhecida como Mazarin mas, o primeiro joalheiro a criar a lapidação brilhante foi Vicenzo Peruzzi, em Veneza, no início do século XVIII, aumentando de 17 para 33 faces.
Comparados com a lapidação moderna, a lapidação antiga nos parece bastante apagada, apesar da refletividade da pedra. Os brilhantes modernos são lapidados segundo o modelo criado por Marcel Tolkowsky.
Esta lapidação é a que conhecemos, hoje em dia, como lapidação brilhante redonda. Mais recentemente, outros tipos de lapidação foram desenvolvidos como, por exemplo, a lapidação Amsterdam e a lapidação denominada lone star que reflete uma estrela dentro da face principal (tabuleiro) da pedra. Esta última pode ser utilizada para a lapidação brilhante quadrada ou redonda.
Assinar:
Postagens (Atom)