segunda-feira, 26 de maio de 2008

De granadas e prata...


A granada é uma das pedras preciosas de maior variedade. Embora as granadas de cor vermelho forte sejam as mais apreciadas, elas se apresentam em várias tonalidades de vermelho, verde, amarelo e azul, podendo, inclusive ser incolor. Isto se deve ao fato de que as granadas são minerais formados por silicatos duplos de metais bivalentes (Magnésio, Manganês ou Ferro II) com metais trivalentes (Alumínio, Ferro III ou Cromo).

A granada de cor marrom avermelhada, chamada de "almandina" é um silicato de ferro e alumínio (Fe3Al2Si3O12) e é muito utilizada em joalheria. Conhecida também por "rubi almandino" ou "granada oriental" é uma gema muito utilizada com metais brancos (platina e prata) que ressaltam seu brilho vermelho profundo.

A lapidação das granadas segue um estilo arredondado ou quadrado, sendo mais comumente lapidadas em formato "navete" ou em formato oval. A combinação de várias granadas em navetes formam requintados desenhos de pedras cravejadas muito utilizados em anéis, gargantilhas e brincos da joalheria moderna em prata.