Não há prata que não escureça com o tempo ou com o contato com o corpo. Algumas pessoas afirmam que nunca podem usar a prata porque ela escurece. Isto é verdade. Então tais pessoas nunca poderão usar uma jóia em prata? Claro que podem. Basta que tome alguns cuidados para manter suas jóias sempre brilhando.
Mas, o que fazer para conservar as jóias em prata sempre bonitas? Não é tão difícil. Para mantê-las sempre bonitas e com o brilho da prata é necessário tomar alguns cuidados.
1. Em primeiro lugar, deve-se evitar o contato da prata com alguns ácidos que podem atacá-la e reagir com o metal. Por exemplo, o vinagre e o limão contêm ácidos altamente reativos com a prata. O ácido acético do vinagre reage com a prata formando o acetato de prata e o ácido cítrico das frutas formam o citrato de prata, menos reativo que o vinagre mas que também pode danificar as peças delicadas de prata.
2. Substâncias que contêm enxofre também reagem com a prata escurecendo-a, formando o sulfeto de prata que é de coloração negra. Alguns alimentos são ricos em enxofre, por exemplo, os ovos e seus derivados.
3. O suor humano também pode conter quantidades elevadas de ácidos (p. ex. o ácido úrico) que escurecem a prata. Os níveis de ácidos da pele é muito variável de pessoa para pessoa.
4. Nunca use jóias de prata em piscinas. O cloro utilizado no tratamento de piscinas ataca a prata deixando-a embaçada ou até mesmo fosca.
Como evitar o escurecimento da prata?
1. Lavá-las sempre com água e sabão neutro depois do uso ou depois de contato acidental com alimentos ou produtos nocivos à prata, secando-as bem em seguida, antes de guardá-las.
2. A melhor maneira de guardá-las é acondicionadas em embalagens idividuais de plástico que diminui o contato com o ar e evita a oxidação.
Entretanto, nem sempre se toma todos estes cuidados e suas jóias de prata podem escurecer ou perder o brilho característico do metal. Então é necessário limpá-las com produtos específicos para este fim.
Como limpar?
1. Existem muitos produtos no mercado para limpeza de prata. No caso de utilizá-los, siga corretamente as instruções do fabricante.
2. No caso de jóias com pedras, não utilize produtos que possam danificá-las. Jóias muito delicadas que contenham pedras ou marcassitas devem ser limpas por joalheiros.
3. Não use "receitas caseiras" para limpá-las tais como dentifrícios ou outros abrasivos que possam riscar a prata deixando-a sem brilho.
Jóias que contenham apenas prata ou correntes de prata podem ser limpas com uma solução de sal de cozinha e um pedaço de papel alumínio. Devido à diferença de potencial de oxiredução entre a prata e o alumínio, o sulfeto de prata (aquelas manchas pretas) reage com o alumínio em solução salina, dissolvendo-se na água e sendo atraído pelo alumínio.
Para uma limpeza mais efetiva pode-se adicionar bicarbonato de sódio ou de amônio (sal amoníaco) à solução. A receita é simples: 1 colher de sobremesa de sal de cozinha, 1 colher de chá de bicarbonato de amônio e um copo de água fria. Dissolve-se os sais na água, acrescenta-se um pedaço de cerca de 3 cm x 3 cm de papel alumínio e mergulha-se as peças nesta solução.
Neste caso as peças não devem ficar mais do que 15 minutos imersas nesta solução e depois devem ser lavadas por 5 minutos em água corrente e bem secas com um pano macio.
Atenção: Jóias que contêm partes propositalmente oxidadas (pratas de Bali e outros modelos de relevo) não devem ser limpas desta maneira, pois o processo pode remover a parte escura característica das peças.