As esmeraldas e os rubis são as pedras prediletas da realeza, sendo que as esmeraldas combinam graciosamente com metais brancos como platina, ródio e prata; e com pedras preciosas como diamantes.
A esmeralda é um mineral cristalino do berílio (Be) com silicato de alumínio, de composição química Be3Al2(SiO3)6. Dificilmente se encontra a esmeralda com um grau de pureza e transparência altos, o que torna as pedras puras e transparentes mais caras. Entretanto as esmeraldas translúcidas e com impurezas naturais garantem a sua legitimidade como pedras verdadeiras, uma vez que as esmeraldas sintéticas são puras e transparentes. As esmeraldas são facilmente fabricadas em laboratório, mas uma maneira de diferenciá-las das verdadeiras esmeraldas naturais é o uso da luz ultra-violeta (luz negra). As sintéticas são luminescentes e brilham na luz ultra-violeta e as esmeraldas naturais são inertes.
As esmeraldas são lapidadas, geralmente, no formato quadrado mas podem ser lapidadas no formato oval, no formato "amsterdam" ou no formato "Peruzzi" (octogonal). Por ser, na maioria das vezes, mais translúcidas (leitosas) do que transparentes, a lapidação deve privilegiar o brilho da face lapidada em detrimento do brilho de reflexo (como no caso dos diamantes e outras pedras transparentes).